MARQUE NA SUA AGENDA! 5, 6 E 7 DE JUNHO DE 2019 - WINDSOR OCEÂNICO - RIO DE JANEIRO

Trabalhos

 

Período de submissão de Trabalhos

De 15 de agosto de 2018 a 28 de fevereiro de 2019.

 
 

REGULAMENTO DA 1ª EDIÇÃO DO PRÊMIO WALTER MENDES

Prêmio concedido nas modalidades trabalho científico e experiência exitosa em instituição de saúde pública ou conveniada ao SUS, apresentados no I Congresso da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente – Segurança do Paciente como direito: reduzir riscos com a contribuição de todos, intitulado: “Walter Mendes”.

 

I. DA JUSTIFICATIVA

A homenagem ao Professor Walter Mendes da Escola Nacional de Saúde Pública, se justifica por sua inestimável contribuição à area da qualidade em saúde e segurança do paciente e à sua busca incansável pela capacitação de profissionais para atuar de forma efetiva nessa área. O Prêmio Walter Mendes tem como objetivo incentivar o desenvolvimento e a disseminação de práticas seguras no cuidado de saúde que possam ser adotadas como referencial para a melhoria da qualidade e da segurança do paciente pelas instituições de saúde brasileiras.

 

II. DO PRÊMIO

O Prêmio, nas modalidades trabalho científico e experiência exitosa em instituição de saúde pública ou conveniada ao SUS, destina-se aos dois melhores trabalhos inscritos exclusivamente nesta premiação, e tem como objetivo incentivar o desenvolvimento e a disseminação de práticas seguras no cuidado de saúde que possam ser adotadas como referencial para a melhoria da qualidade e da segurança do paciente pelas instituições de saúde brasileiras.


III. DO REGULAMENTO GERAL

III.1. O Prêmio “Walter Mendes”, instituído em 1ª Edição no I Congresso da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente – “Segurança do Paciente como direito: reduzir riscos com a contribuição de todos”, em 2019, é patrocinado pela Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente - SOBRASP.

III.2. Serão aceitos para participar do Prêmio duas modalidades de trabalhos:

    III.2.1. Pesquisas científicas na área da qualidade e segurança do paciente; e

    III.2.2. Trabalhos que relatem experiências exitosas de desenvolvimento e implementação de práticas seguras em instituições de saúde públicas ou credenciadas pelo SUS, com detalhamento dos resultados obtidos;  

    III.2.2.1. A comprovação de convênio da instituição com o SUS deverá ser apresentada e é obrigatória, quando for o caso. A não apresentação desta implica em eliminação do trabalho.

III.3. Para concorrer ao prêmio a inscrição do trabalho deve ser realizada no site do EVENTO;

III.4. Os trabalhos inscritos não podem ter sido publicados ou divulgados em revistas científicas (indexadas ou não) ou outros eventos científicos;

III.5. Serão aceitos trabalhos com, no mínimo, dois e, no máximo, seis autores;

III.6. A Organização do Congresso considera o primeiro autor como relator, ou seja, aquele que fará a apresentação do trabalho. Na impossibilidade do relator, um dos demais autores, devidamente inscrito, poderá apresentar o trabalho.

III.7. Para envio do trabalho, o relator deverá estar inscrito no Congresso. Não é necessário efetuar o pagamento da inscrição no momento do cadastramento e / ou submissão do trabalho. Entretanto, caso o trabalho seja aprovado, para garantir a sua participação na premiação, o relator deverá realizar o pagamento.

III.8. Se o relator não efetuar a inscrição no Congresso, a responsabilidade pelo trabalho deverá ser transferida para um coautor que esteja com a taxa de inscrição paga, por meio de mensagem para o e-mail  trabalhos@sobrasp2019.com.br.

III.9. Os trabalhos inscritos para concorrer nesta premiação não serão devolvidos aos autores para correções. Assim, sugere-se que eles tenham passado por revisão gramatical e ortográfica e estejam de acordo às normas estabelecidas.

III.10. Certifique-se de que o e-mail informado no momento da submissão do trabalho e na inscrição esteja correto, pois todas as informações serão veículadas por meio dele.

III.11. Os membros da Comissão Científica, Comissão Julgadora, Comissão Organizadora do Congresso, assim como os membros da Diretoria da SOBRASP não poderão participar desta premiação.


IV. DOS CRITÉRIOS PARA ENCAMINHAMENTO DE TRABALHOS

Os trabalhos concorrentes ao Prêmio Walter Mendes devem ser submetidos na forma de um resumo expandido, que deve respeitar os limites estabelecidos pelo sistema de submissão online, conforme as normas que seguem.

IV.1. Título: respeitar o máximo de 15 palavras.

IV.2. Descritores: citar três de acordo com DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) http://decs.bvs.br.

IV.3. Corpo do texto: máximo de 1000 palavras (não considerar título, autores, nome das instituições, tabelas/gráficos/figuras, descritores e referências) e composto por:

IV.3.1. Trabalhos Científicos: Introdução (apresentação e justificativa da proposta); Objetivo; Método; Resultados; Discussão; e Conclusão.
IV.3.2. Experiências: Introdução (apresentação e justificativa da proposta); Objetivos; Descrição da execução (incluindo período de realização, local, participantes envolvidos, técnicas adotadas); Análise crítica dos resultados; Lições aprendidas e Contribuições para a Segurança do Paciente. As experiências podem incluir aquelas que tenham sido realizadas há até dois anos.

IV.4. Tabelas, imagens, gráficos e referências deverão ser inseridos, como arquivo anexado, no final do resumo expandido.

IV.5. Referências: obedecer às normas de VANCOUVER.

IV.6. Sempre que aplicável os trabalhos devem explicitar a autorização institucional recebida para o seu desenvolvimento, assim como o número da aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa.

 


V. DA AVALIAÇÃO

V.1. A Comissão Científica do Congresso é responsável pela constituição da Comissão Julgadora do Prêmio, que deverá ser composta por três membros:

V.2. A Comissão Julgadora é composta por um Presidente e mais dois membros todos com expertise na área de qualidade e segurança do paciente;

V.3. A avaliação dos trabalhos ocorrerá em duas etapas: primeiro, haverá avaliação (eliminatória e classificatória) dos trabalhos escritos, quando serão eleitos os 03 (três) melhores trabalhos avaliados em cada modalidade. Na segunda etapa, haverá avaliação (classificatória) da apresentação oral destes 06 (seis) trabalhos;

V.3.1. Os três melhores trabalhos de cada modalidade eleitos pela Comissão Julgadora deverão ser apresentados no evento pelos relatores, em horário a ser definido pela Comissão Organizadora do Congresso, e terão 10 minutos cada um para esta apresentação;

V.4. A não apresentação do trabalho no Congresso o elimina da premiação;

V.5. A Comissão Julgadora levará em consideração os seguintes critérios de avaliação do trabalho escrito:

V.5.1. Modalidade Trabalhos Científicos:

a) APRESENTAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO (adequação do título, organização, capacidade de síntese, clareza de exposição dos objetivos, da metodologia, dos resultados e das conclusões);
b) CONTEÚDO (adequação conceitual e metodológica para atingir os objetivos e a coerência entre os resultados e as conclusões);
c) RELEVÂNCIA (atualidade, natureza inovadora, contribuição ao desenvolvimento da Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente).

V.5.2. Modalidade Experiências:
a) APRESENTAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO (adequação do título, organização, capacidade de síntese, clareza de exposição dos objetivos, das etapas de execução, das técnicas utilizadas, das lições aprendidas e contribuições);
b) CONTEÚDO (adequação conceitual e das técnicas utilizadas para atingir os objetivos, aprofundamento da análise crítica dos resultados, lições aprendidas e contribuições);
c) RELEVÂNCIA (atualidade, natureza inovadora, aplicabilidade prática, reprodutibilidade e contribuição ao desenvolvimento da Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente).

V.6. A Comissão Julgadora levará em consideração os seguintes critérios de avaliação da apresentação oral das duas modalidades:

a) Clareza, ordenamento lógico e objetividade;

b) Contextualização do conteúdo;

c) Síntese e respeito ao tempo de 10 min de apresentação.

V.7. A Comissão Julgadora formalizará em relatório o processo utilizado na avaliação dos trabalhos concorrentes, relacionando e justificando os três primeiros classificados em cada modalidade, que deverá ser entregue para a Comissão Científica do Evento.

V.8. Não caberão recursos das decisões da Comissão Julgadora.

 

VI. DO RESULTADO E DA PREMIAÇÃO

VI.1. O melhor trabalho em cada modalidade será contemplado com o Prêmio Walter Mendes;

VI.2. O primeiro lugar em cada modalidade receberá uma Placa em que constará o nome do Prêmio concedido, modalidade, classificação do trabalho, nome da SOBRASP, título do estudo, nomes dos autores, cidade, especificação, ano e título do evento;

VI.3. Os trabalhos classificados em segundo e terceiro lugares em cada modalidade receberão o Diploma de Honra ao Mérito onde constará o nome do Prêmio, modalidade, classificação do trabalho, nome da SOBRASP, título do estudo, nomes dos autores, cidade, especificação, ano e título do evento;

VI.4. O Diploma de Honra ao Mérito será assinado pelo(a) Presidente da Comissão Julgadora, pelo Presidente da Comissão Científica e pelo Presidente da SOBRASP.

VI.5. O resultado do Prêmio será divulgado em dia e horário a ser informado pela Comissão Científica e Comissão Organizadora do Congresso.



VII. DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS

VII.1.Compete à Comissão Científica do Congresso dirimir as eventuais dúvidas surgidas na interpretação deste regulamento.

VII.2. Regulamento aprovado em Reunião da Comissão Científica Executiva do Congresso, de 10 de julho de 2018.

VII.3. Regulamento aprovado em Reunião da Comissão Organizadora do Congresso, de 18 de julho de 2018.


VIII. FORMULÁRIO PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

Para submeter trabalhos ao processo de avaliação, você deverá acessar o menu restrito "Meus Trabalhos". Caso você não esteja visualizando este menu, é porque ainda não foi reconhecido pelo sistema. Neste caso, proceda conforme as seguintes instruções:

  • Novo usuário

Se você ainda não fez sua inscrição no evento, acesse o menu "Inscrições" e preencha o formulário ao final da página. Lembre-se de ler atentamente as informações contidas nesta página antes de proceder com o cadastro. Ao finalizar o envio do formulário, acesse sua área restrita para que você encontre o menu "Meus Trabalhos", mencionado acima.

  • Usuário já cadastrado

Se você já efetuou sua inscrição, basta acessar sua área restrita, informando o login e a senha correspondentes. O login e a senha foram preenchidos por você no momento da inscrição. Caso tenha se esquecido de seus dados de acesso, clique no botão "Lembrar senha".

Encontrando maiores dificuldades, entre em contato conosco pelo e-mail trabalhos@sobrasp2019.com.br, ou acesse o link "Fale Conosco".

 

Fique atento às
datas principais


05

dezembro

2018

Segundo vencimento para inscrições com desconto! Aproveite!

28

fevereiro

2019

Restam 102 dias para que você envie seu resumo!

Comissões

Comissões Científica e Organizadora compostas por lideranças da área.

SAIBA MAIS

Trabalhos Científicos

Em breve aqui as regras para envio dos resumos e os prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Programação completa das palestras e cursos disponíveis.

EM BREVE

local do evento

Windsor Oceânico Hotel

Dotado de uma completa estrutura para convenções e congressos com modernos e espaçosos salões. O Windsor Oceânico é interligado ao Windsor Barra Hotel, que já possui uma mega estrutura para eventos, por uma passarela climatizada, completando o maior centro integrado de eventos no Rio de Janeiro.

Rua Martinho de Mesquita, 129 , Rio de Janeiro, RJ, 22620-220, Brasil